Por trás da voz

A voz é o espelho da alma. Ela transparece quem a pessoa é. Ter somente um bom timbre de voz, uma bela dicção e um som agradável não é suficiente pra entregar bem a comunicação.

Há vozes de todos os tipos. Macias, gostosas, vozes graves, agudas, com sotaque, vozes que chiam, algumas mais rápidas, outras mais lentas, vozes frias, agitadas e outras cheias de intenção e presença.

Fato é, quão mais perto a dona da voz estiver de si mesma e mais verdade for capaz de transmitir, mais poderosa será, mais perto das pessoas vai estar e estabelecer um diálogo autêntico com seus públicos. Se a protagonista da comunicação, a voz, ainda for privilegiada por um certo carisma, ninguém segura.

Há pesquisas que afirmam que existem três pilares para que a voz estabeleça uma comunicação de verdade e definitiva com seu interlocutor que o faz entender, sentir e até acreditar no que está sendo dito:

1) O significado do texto é responsável somente por 7%. Isso muito me surpreende, afinal de contas a elaboração da linguagem é ferramenta fundamental para a construção do pensamento. Porém, há outros dois elementos bem mais determinantes.

2) O som da voz impacta em 37%. Imaginem uma voz dizendo “eu te amo” gritando e com raiva, ou ainda dizendo “eu te odeio” com voz suave. O que chega primeiro? O som do grito ou o significado do eu te amo? O que quero dizer é que o som, a entonação que escolhemos dizer o mesmo texto, pode mudar completamente o sentido das palavras.

3) A emanação é o mais sútil dos 3 pilares, porém o mais relevante. Ela é responsável por 56% para que o engajamento e real interesse do interlocutor ocorra. Emanação é o que transmitimos, a intenção, o que realmente estamos sentindo e acreditando no momento em que estamos comunicando. Esse pilar define o jogo.

Posso citar vozes, controversas, criativas, mas que têm por trás comunicadores potentes, capazes de mudarem o rumo do contexto em que vivem, como Hitler, Lula, Chávez, Chacrinha, Mandela, Elis e etc. Independente da reprodução que elas tiveram e têm no mundo, essas vozes têm elementos cruciais em comum. Todas têm um som contundente e próprio, um grande carisma e uma capacidade impressionante de emanar uma crença fervorosa no que estão dizendo. Por trás de cada uma delas mora alguém de verdade que encontrou seu propósito e jeito que quer estar no mundo.

Do outro lado, cabeças pensantes como Marina Silva ou lutadores como Anderson Silva, pessoas potentes, com talentos maravilhosos, mas com som e emanação de voz frágeis que são penalizadas pelas características de sua voz.
Ter um discurso alinhado com as crenças e conseguir emaná-las através de um bom som de voz, acompanhado a todos os outros talentos, pode ajudar muito para que uma personalidade viralize e vire referência.

Se você é alguém potente por trás de um bom tom de voz, aí vão algumas dicas para o sucesso:

• Ache seu som mais agradável, que deixe o outro bem. Não precisa gritar e nem se utilizar de agudos pra comunicar com as massas. Alguém falando baixo pode causar muito mais impacto do que uma voz desesperada por atenção.
Se acerque de bons textos, seja crítica, questione, não se coloque a serviço de qualquer conteúdo, ele poderá ser um “antimarketing” na propagação do seu som.

• Se dispa dos cacoetes da publicidade ou da oratória, daquele modo mecânico e antigo de falar. Procure falar do jeito que você fala na vida quando estiver de frente para o microfone.

• Por fim, procure você dentro de cada texto, acesse suas crenças, seja de verdade e não economize, seja você mesma sem moderação. É isso que os públicos desejam ouvir. Gente de verdade por trás da voz.

Boa aventura!

_____

Zanna

Zanna é cantora e compositora, indicada ao Grammy como melhor disco de MPB. É também a voz do metrô do Rio de Janeiro e autora do livro “Sound Branding – A vida sonora das marcas” da editora Matrix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acho que seria tanto mais legal se, ao invés de um textão enorme, esse conteúdo fosse entregue em áudio, com a voz de quem quer transmitir a mensagem… Afinal esse canal é do Clube da Voz, nada mais certeiro do que ser em áudio, não acham?
Fica a dica!
Abraços