Clube da Voz

home / blog

Vozes…
20/04/2011  ·  Categoria: Homenagem

Comemorando a Semana da Voz, nossas homenagens aos locutores: Humberto Marçal, Neville George, Claudinho Branco e Gilberto Rocha. Vozes que partiram, mas deixaram suas marcas. Saudades!!!

Humberto Marçal. Seu berço profissional, Rádio Dirceu de Marília. A partir daí essa voz maravilhosa, de um grave limpo, imponente. De uma segurança e credibilidade que poucos profissionais conseguem conferir à voz, fez uma carreira de sucessos no rádio, na tv e na publicidade. Ele criou uma produtora de som Sonotec por onde passaram todos os melhores e maiores locutores de comerciais da época, alguns ainda entre nós, atuando a toda. Durante anos foi o locutor dos comerciais da Varig, empresa aérea que fazia campanhas muito criativas e estava constantemente na mídia. Gravou muitos comerciais em toda a sua carreira e sua voz  “marcante” será sempre uma referência do que é um bom profissional. Faleceu em 1992.

Neville George trouxe para a publicidade brasileira a locução mais coloquial. Ainda estava longe do considerado coloquial de hoje, mas para a época em que começou a gravar comerciais, sua locução fazia a diferença. Tanto que nos anos 1970 ele gravava muito, mas muito mesmo, os mais diversos produtos. Falava mais baixo, mais macio, adequava mais o tom ao produto, à mensagem. Dono de um timbre muito bonito e elegante, tinha um som ligeiramente anasalado e seus finais de frase eram um pouco alongados o que conferia à sua voz uma personalidade única.  Foi uma mudança de referencial.  Gravava vídeos institucionais em Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano. Inteligente e culto, usou sua versatilidade para atuar em diversas áreas: locutor, ator, dublador, apresentador de telejornal, produtor, roteirista e tradutor. Na dublagem se destacou por grandes personagens, como o Dr. Douglas Philips na série Túnel do Tempo, Dr. Macoy na 1ª temporada de Jornada na Estrelas, James West, a abertura de Além da Imaginação e narração do desenho animado Corrida Maluca. Foi um profissional de voz completo, exemplo a todos. Infelizmente, um câncer no pâncreas o levou em 2002. Neville foi integrante do Clube da Voz.

Claudinho Branco nasceu como Claudio Gomes Branco, na cidade de Itu, interior de São Paulo, no dia 07 de abril de 1942. Em 1972, veio para São Paulo e trabalhou na Rede Globo como locutor  até 1980, quando decidiu tornar-se independente. Com timbre grave e ao mesmo tempo doce e envolvente, cedeu sua voz, a institucionais e comerciais, para a mais variada gama de anunciantes: automóveis, perfumaria, galeria de artes, brinquedos, bancos, estatais, alimentação, empreendimentos imobiliários, higiene e limpeza, indústrias farmacêuticas, redes de lojas e supermercados, entre tantos outros. Além de excelente profissional, ficou igualmente reconhecido por seu caráter exemplar, amistoso e gentil. Em 28 de abril de 2001, foi vítima de um acidente de carro, mas sua voz se mantêm eternizada em nossas lembranças e corações. Iniciamos o arquivo sonoro, postado aqui, com a última gravação de Claudinho.

Gilberto Rocha. Uma das mais belas vozes do nosso rádio, mas foi na publicidade onde pode mostrar todo o seu talento. Fez uma brilhante carreira, gravando comerciais para rádio e televisão e também vídeos institucionais e documentários. Foi voz padrão da Radio USP e da Rádio Cultura de SP, mas sua grande marca foi deixada em duas campanhas publicitárias muito conhecidas: Mastercard “Não tem preço” e Perfumes de Vinólia que sempre usava nas trilhas de seus filmes, músicas clássicas. Nos deixou jovem ainda, aos 53 anos, em 2002. Fez parte do time do Clube da Voz participando inclusive da 1ª diretoria.

Fontes: Nicola Lauletta, Baú da TV e  Meio e Mensagem

JOSE CARLOS CARVALH  ·  14/05/2011

Parabéns pela homenagem pretada pelo CLUBE DA VOZ , aos excelentes profissionais da voz como : CLAUDINHO GOMES BRANCO ; HUMBERTO MARÇAL E GILBERTO ROCHA . Belas vozes e bons profissionais.

JOSE CARLOS CARVALH  ·  14/05/2011

NO SITE DO CLUBE DA VOZ , DEVERIA TER UMA PAGINA DOS PROFISSIONAIS QUE NOS DEIXOU . ACHO INTERESSANTE !!!

Mill  ·  06/12/2011

Puxa vida, eu adoro ouvir e conhecer os donos das vozes.
Mas esta é a mais bonita que eu já ouvi.

Rodrigo  ·  25/08/2013

Muito legal ficar conhecendo tudo isso, pois isso faz lembrar várias coisas. Ouvindo esse arquivo lembrei da voz Gilberto Rocha num documentário sobre Carmen Miranda e tbm quando a tv cultura passava os filmes de Charles Chaplin a mais de 15 anos atrás, quando ele fazia a locução do nome do curta que ia ser exibido.

Comentário*
    *Campos obrigatórios